Arranjos para
Orquestras Sociais:

Site gratuito para regentes  de orquestras iniciantes

Este trabalho visa mostrar a importância dos arranjos e adaptações voltados para grupos de formação, tendo em vista que os grupos iniciantes precisam de cuidado especial na escolha e execução de repertório. Através de pesquisa na área e entrevista com professores e regentes de alguns grupos de formação, é possível constatar a escassez de material voltado para o público iniciante, e é muito difícil encontrar um site, um canal ou um portal nacional que possa disponibilizar esse material de forma gratuita, logo, é possível perceber o quanto é necessária a produção de arranjos e a criação de um portal para essa finalidade. Com isso, este trabalho se propõe a construir um portal que vai ajudar a suprir a demanda do mercado editorial nacional, deixando disponível um pequeno acervo com arranjos e composições de vários arranjadores e compositores voltados para as orquestras e grupos sociais. O site chama-se APOS e todos os arranjos fornecidos nele seguem os parâmetros técnicos de nivelamento estabelecidos pelo SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais) através da parceria com a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Clique na aba "Arranjos para download" e baixe o material que mais se encaixe no perfil do seu grupo.

Se você é arranjador e/ou compositor e gostaria de contribuir com este trabalho, seja muito bem vindo, entre em contato para que seus arranjos e composições possam fazer parte deste acervo em construção.

Faça contato pela aba específica ou envie um email para apos.repertorio@gmail.com e saiba como proceder.

Seguem abaixo fotos de alguns grupos de formação que utilizam os arranjos

Orquestra Sinfônica de Paraty

A Orquestra Sinfônica de Paraty começou como um projeto sociocultural e, agora, a partir de maio/21, com a aprovação de Lei Municipal, tornou-se oficialmente a Orquestra Sinfônica da cidade com manutenção perene garantida pela prefeitura.

259271145_261968152637836_5773202492896078836_n.jpg

Orquestra Juvenil da Prover

Orquestra da Associação Prover, com um ano de trabalho. Concerto no Salão Leopoldo Miguez (UFRJ).

265225809_1241335046357304_288920620844449184_n.jpg

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

Formada em 2021 e composta exclusivamente por alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, possui o objetivo de ampliar a as estratégias de equidade de gênero no universo da música de orquestra e a representatividade e diversidade das instrumentistas femininas. Orquestra integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

261768925_3017673758561009_3915045689053303180_n.jpg

Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos

Banda Sinfônica formada por alunos de escolas públicas do município de Duque de Caxias. Este grupo pertence ao Projeto Som+Eu integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

268654833_4526108287437369_2043035777358781975_n.jpg

Orquestra Sinfônica Juvenil de Santa Cruz

Orquestra integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação. Com dois anos de trabalho. Concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

269830797_3035658943429157_1591337992483990701_n.jpg

Jazz Sinfônica Juvenil Carioca

Banda Sinfônica Juvenil integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação. Com três anos de trabalho. Concerto no Teatro Imperator, no Méier (Rio de Janeiro).

258860537_3019123568416028_8592300343698792180_n.jpg