

Arranjos para
Orquestras Sociais:
Site gratuito para regentes de orquestras iniciantes
Este trabalho visa mostrar a importância dos arranjos e adaptações voltados para grupos de formação, tendo em vista que os grupos iniciantes precisam de cuidado especial na escolha e execução de repertório. Através de pesquisa na área e entrevista com professores e regentes de alguns grupos de formação, é possível constatar a escassez de material voltado para o público iniciante, e é muito difícil encontrar um site, um canal ou um portal nacional que possa disponibilizar esse material de forma gratuita, logo, é possível perceber o quanto é necessária a produção de arranjos e a criação de um portal para essa finalidade. Com isso, este trabalho se propõe a construir um portal que vai ajudar a suprir a demanda do mercado editorial nacional, deixando disponível um pequeno acervo com arranjos e composições de vários arranjadores e compositores voltados para as orquestras e grupos sociais. O site chama-se APOS e todos os arranjos fornecidos nele seguem os parâmetros técnicos de nivelamento estabelecidos pelo SINOS (Sistema Nacional de Orquestras Sociais) através da parceria com a FUNARTE (Fundação Nacional de Artes) e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Clique na aba "Arranjos para download" e baixe o material que mais se encaixe no perfil do seu grupo.
Se você é arranjador e/ou compositor e gostaria de contribuir com este trabalho, seja muito bem vindo, entre em contato para que seus arranjos e composições possam fazer parte deste acervo em construção.
Faça contato pela aba específica ou envie um email para apos.repertorio@gmail.com e saiba como proceder.
Seguem abaixo fotos de alguns grupos de formação que utilizam os arranjos
Orquestra Sinfônica de Paraty
A Orquestra Sinfônica de Paraty começou como um projeto sociocultural e, agora, a partir de maio/21, com a aprovação de Lei Municipal, tornou-se oficialmente a Orquestra Sinfônica da cidade com manutenção perene garantida pela prefeitura.

Orquestra Juvenil da Prover
Orquestra da Associação Prover, com um ano de trabalho. Concerto no Salão Leopoldo Miguez (UFRJ).

Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Formada em 2021 e composta exclusivamente por alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, possui o objetivo de ampliar a as estratégias de equidade de gênero no universo da música de orquestra e a representatividade e diversidade das instrumentistas femininas. Orquestra integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

Banda Sinfônica Juvenil de Campos Elíseos
Banda Sinfônica formada por alunos de escolas públicas do município de Duque de Caxias. Este grupo pertence ao Projeto Som+Eu integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação.

Orquestra Sinfônica Juvenil de Santa Cruz
Orquestra integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação. Com dois anos de trabalho. Concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Jazz Sinfônica Juvenil Carioca
Banda Sinfônica Juvenil integrante do Instituto Brasileiro de Música e Educação. Com três anos de trabalho. Concerto no Teatro Imperator, no Méier (Rio de Janeiro).
