top of page

SISTEMA NACIONAL DE ORQUESTRAS SOCIAIS DO BRASIL

O Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é fruto de uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e é sustentado por uma rede composta por dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, com início no segundo semestre se 2020 e que seguem por todo o ano de 2021. O objetivo é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o Brasil. Esta iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente. (Retirado do site https://sinos.art.br/)

TABELA DE PARÂMETROS
TÉCNICOS PARA CORDAS

PROJETO
UFRJ-FUNARTE

Durante as últimas décadas houve substancial aumento nos trabalhos pedagógicos, em todo o mundo, voltados para o desenvolvimento de metodologias de ensino musical, principalmente relacionado à prática instrumental. O refinamento resultante desses estudos foram geralmente
utilizados como parâmetros para a classificação de obras compostas e destinadas aos diferentes níveis de aprendizado do instrumento.


Muito utilizadas nos Estados Unidos, Europa e Japão, as tabelas e indicadores de classificação de parâmetros para a escrita musical se mostraram fundamentais no auxílio à compositores e arranjadores, os quais puderam direcionar esforços para a produção de obras destinadas a
atender expectativas didáticas e artísticas. No suporte ao professor, na condução do jovem músico em sua jornada de conhecimento musical, as partituras passaram a ter a indicação do nível técnico progressivo.


Para estímulo à criação de novas obras para orquestra, com direcionamento artístico e pedagógico, preparamos essa Tabela de Parâmetros Técnicos para Cordas, de forma a auxiliar professores e maestros, e o próprio compositor em seu processo criativo.

A preparação da tabela teve por base inúmeras referências editoriais, nos EUA e Europa, utilizadas por importantes editoras de obras para cordas, e referências indicadas por diversas associações e instituições educativas. As análises e ajustes de informações foram feitas pelas professoras Simone dos Santos e Carla Rincón, com revisão e consolidação pelo prof. Marcelo Jardim.

FICHA TÉCNICA

PROJETO SINOS

Coordenação Geral Projetos UFRJ-FUNARTE: Marcelo Jardim

Coordenação SINOS: André Cardoso

Coordenação de Produção Projetos UFRJ-FUNARTE e SINOS: Vanessa Rocha

Assistência de Produção: Vilane Trindade

Coordenação Pedagógica Curso Pedagogia do Ensino de INstrumentos de Cordas: Carla Rincón e Simone dos Santos

Coordenação Pedagógica Projeto Espiral: Aloysio Fagerlande e Leandro Soares

Coordenação Academia de Regência: André Cardoso, Ernani Aguiar, MArcelo Jardim, Roberto Duarte, Tobias Volkmann e Thiago Santos.

Administrativo: Aliciandra Amaral e Bruna Marques

Tabela de Parâmetros Técnicos para Cordas-10.png
Tabela de Parâmetros Técnicos para Cordas-2.png
Sem Título-1.png

Esta tabela de graduação nos direciona para que o trabalho dos grupos de formação sejam cada vez mais sistematizados e eficientes.

Os arranjos disponibilizados aqui estão dentro dos níveis estabelecidos pelo SINOS através da tabela de parâmetros técnicos para cordas. A inclusão dos sopros acontece com os arranjos que melhor se ajustam à essa realidade. A partir do nível 2 / 2,5 a junção dos sopros com as cordas  se torna mais fluida e funcional, pois o processo de aprendizagem das cordas requer um tempo maior em relação aos sopros, porém, dependendo do arranjo, é possível incluir os sopros em trechos com melodias ou apoio, marcação  rítmica e condução harmônica.

Segue abaixo o link para download dos arquivos das Tabelas de Parâmetros Técnicos para Cordas,   Sopros e Percussão - Níveis 0,5 a 6. Material fornecido pelo SINOS.

Tabela de Parâmetros Técnicos

bottom of page